Banco de Sêmen

Os espermatozoides são células extremamente bem adaptadas ao processo de congelamento e descongelamento, podendo permanecer armazenadas a uma temperatura de 196 °C abaixo de zero por vários anos e recuperar suas funções celulares após o descongelamento. Prova disso é o fato da Fertilização in vitro com uso de espermatozoide congelado ou colhidos á fresco serem muito semelhantes.

 

Além disso, a possibilidade oferecida pela tecnologia de criogenia permite sustentar a esperança diante de situações que podem ameaçar a fertilidade futura como por exemplo, em alguns tratamentos de câncer.

 

Os principais clientes do banco de sêmen são homens que vão realizar vasectomia e querem garantir o congelamento do sêmen (ex: artistas, jogadores de futebol que não querem ter filhos por motivos profissionais), pacientes que serão submetidos a cirurgias que podem comprometer a fertilidade (ex: cirurgias de próstata e de testículo) e, como dito antes, pacientes que serão submetidos a radioterapia ou quimioterapia.