Varicocele

A varicocele é a dilatação das veias do cordão espermático próximo ao testículo é a causa tratável mais comum de infertilidade masculina.

 

Apesar de nem todos os homens portadores de varicocele apresentarem dificuldade para engravidar, várias são as alterações que podem ocorrer no ambiente testicular como aumento da temperatura, aumento da pressão intra-testicular, redução da oferta de oxigênio, e acúmulo de metabólitos e radicais livres nocivos.

 

Além disso, alguns dados provam a importância do seu tratamento:

– As chances de gravidez natural aumentam após a correção da varicocele

– Pode causar atrofia testicular e a sua correção ajuda a reverter este quadro (“catch up grow”)

– Tem efeito progressivo com o passar do tempo, configurando como principal causa de infertilidade em homens que já conseguiram ter outros filhos, mas não conseguem mais engravidar suas parceiras (infertilidade secundária)

– Pacientes com ausência de espermatozoide no esperma (azoospermia) e portadores de varicocele podem apresentar presença dos mesmos após a sua correção cirúrgica.

 

A varicocele ainda requer muito estudo para que seja definido os exatos mecanismos que prejudicam a produção e a qualidade dos espermatozoides e por que alguns pacientes não têm impacto negativo na fertilidade.