Os médicos da Androlife são do mais alto nível técnico, ético e humano. A nossa clínica conta com especialistas em diferentes áreas médicas, com cursos de aperfeiçoamento no exterior, o que nos possibilita implantar técnicas e procedimentos pioneiros, bem como oferecer alta qualidade em serviços médicos.
A sala de exames apresenta equipamentos modernos que permitem a realização de exames complementares como fluxometria para suporte à conduta da equipe médica e atendimento a outras clínicas e especialidades.
O espermograma é o primeiro passo na avaliação laboratorial da fertilidade masculina. Apesar dos avanços tecnológicos disponíveis, a execução deste exame ainda é um trabalho “artesanal” especializado onde se avalia várias características importantes. Além do volume ejaculado, a motilidade, morfologia e a concentração dos espermatozoides, bem como a presença excessiva de células inflamatórias devem ser cuidadosamente identificados.
O tempo de abstinência deve ser entre 3 a 5 dias e devido à grande variação dos parâmetros do espermograma no mesmo indivíduo, é indicado a realização mínima de 2 espermogramas com intervalo mínimo de 3 a 4 semanas.
TESTE DE FRAGMENTAÇÃO DO DNA
A análise seminal é fundamental para a avaliação da infertilidade masculina, utilizando parâmetros como volume, concentração, motilidade e morfologia. Trata-se de um exame que sugere o diagnóstico, mas que não possui sensibilidade suficiente para detectar a etiologia.
Vários estudos demonstraram que homens inférteis apresentam uma maior taxa de fragmentação do DNA espermático. Diversos fatores podem estar associados ao dano ao DNA – estresse oxidativo, fatores ambientais e ocupacionais, idade do pai, quimioterapia, radioterapia, fumo e varicocele.
Uma fragmentação do DNA elevada está associada a uma queda na taxa de fertilização, menor desenvolvimento embrionário, menores taxas de implantação e maior chance de abortamento precoce. Além disso, taxas de nascidos vivos são maiores após FIV/ICSI quando a fragmentação é baixa.
A informação sobre a fragmentação do DNA pode ser útil no manejo clínico da infertilidade, indicações para o reparo da varicocele ou na decisão sobre o uso de espermatozoides do sêmen ou provenientes do testículo, em casos de falhas de FIV/ICSI ou abortamentos repetidos.
A fragmentação do DNA pode ser testada em um exame simples realizado em combinação ao espermograma ou não.
Agarwal, Curr Opin Obstete Gynecol, 2016
Guzick, N Engl J Med, 2001
Palermo, Fertil Steril, 2014
Shamsi, J of Assited reproduction and genetics, 2011
Simon, Human Reprod, 2014
Os espermatozoides são células extremamente bem adaptadas ao processo de congelamento e descongelamento, podendo permanecer armazenadas a uma temperatura de 196 °C abaixo de zero por vários anos e recuperar suas funções celulares após o descongelamento. Prova disso é o fato da Fertilização in vitro com uso de espermatozoide congelado ou colhidos á fresco serem muito semelhantes.
Além disso, a possibilidade oferecida pela tecnologia de criogenia permite sustentar a esperança diante de situações que podem ameaçar a fertilidade futura como por exemplo, em alguns tratamentos de câncer.
Os principais clientes do banco de sêmen são homens que vão realizar vasectomia e querem garantir o congelamento do sêmen (ex: artistas, jogadores de futebol que não querem ter filhos por motivos profissionais), pacientes que serão submetidos a cirurgias que podem comprometer a fertilidade (ex: cirurgias de próstata e de testículo) e, como dito antes, pacientes que serão submetidos a radioterapia ou quimioterapia.
© Androlife - 2018 Todos os direitos Reservados