O que é Varicocele?
A varicocele, também conhecida como varizes do testículo, é a dilatação das veias da bolsa escrotal e é causa mais comum de infertilidade masculina.
Por que a varicocele pode causar infertilidade?
De maneira específica, os testículos — responsáveis pela produção de espermatozoides — ficam contidos dentro de um saco músculo-cutâneo, chamado de bolsa escrotal ou escroto onde a temperatura é mais amena em comparação ao corpo. Dessa forma, a bolsa escrotal fica localizado fora do corpo estrategicamente, pois os testículos precisam estar em temperaturas mais baixas que a temperatura corporal para poder produzir espermatozoides saudavelmente.
Como vimos, a varicocele se caracteriza pelo acúmulo de sangue na região escrotal, levando a elevação da temperatura do escroto, comprometendo a produção de espermatozoides ou levando a produção de espermatozoides defeituosos, causando infertilidade.
Entretanto, nem sempre isso ocorre. Ou seja, mesmo homens com varicocele, podem não ter a fertilidade comprometida.
Causas
A principal causa da varicocele é a congênita, ou seja, tem homens que nascem com essa predisposição a desenvolver essa complicação geneticamente.
Sintomas
A varicocele muito raramente se manifesta por meio de sintomas. Em geral, o homem com varicocele pode sentir um pouco de pressão no escroto ou um pequeno aumento no tamanho do escroto, quase que imperceptível.
Por isso a importância de realizar exames de rotina regularmente, porque muitos homens possuem essa complicação e nem percebem, pois não dói, não causa impotência sexual, e não impede a realização de atividades físicas, ou seja, é uma complicação totalmente assintomática.
Porém, sintomas mais sérios como dor na região do escroto pode ser sentida em caso de varicocele em grau avançado.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito pelo médico através de um exame físico de toque na região do saco escrotal. Caso não seja conclusivo, o médico poderá solicitar outros exames mais específicos como um ultrassom escrotal. Esse exame poderá ajudar bastante no diagnóstico e tratamento, pois será possível avaliar também o grau da varicocele, ou seja, o grau de dilatação das veias.
Tratamento
Na maioria das vezes, não é necessário nenhum tratamento. Porém, para quem está com varicocele em um estágio mais avançado ou com comprometimento da qualidade dos espermatozoides, uma cirurgia pode ser indicada. Nesse procedimento, as veias defeituosas que estão acumulando sangue, são ligadas e seccionadas a fim de redirecionar o fluxo sanguíneo para as veias normais.
Essa cirurgia pode melhorar e até mesmo curar a infertilidade, pois os testículos começam a produzir novamente os espermatozoides normais.
O artigo foi útil para você? Compartilhe-o em suas redes sociais e ajude mais pessoas a se informarem sobre varicocele. Se ainda tiver dúvidas sobre o assunto, entre em contato conosco e nós iremos te ajudar!